Lendo as matérias dos colegas Jaque Gomes e João Junqueira sobre a robótica trabalhada nas escolas, lembrei de uma reportagem que fiz no mês passado para o jornal que trabalho, a Folha do Mate. Ela fala sobre estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) que inventaram uma máquina para auxiliar na colheita do fumo.
Em Venâncio Aires, o cultivo do tabaco é a principal fonte de renda das famílias rurais. E por isso esse exemplo me pareceu tão bacana: não é simplesmente uma invenção, mas sim, uma invenção que surgiu da necessidade, com o intuito de melhorar as condições de trabalho dessas famílias.
Juliana Bencke
Para apresentar o projeto nas feiras, Cristian Wilges, Ezequiel da Conceição e Fábio Faleiro criaram uma maquete da máquina |
Agora, com a ajuda dos professores do IFSul, os três alunos estão apresentando o protótipo da máquina em feiras. No fim do mês, eles estiveram na Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, e garantiram 3º lugar na área de engenharia mecânica.
Se quiserem, confiram lá!
Juliana Bencke
Que bacana, Ju! Legal trazer essa experiência também!
ResponderExcluir