Com o objetivo de incluir as pessoas com paralisia cerebral no mundo virtual e promover a inclusão desse público através da tecnologia, um grupo de alunos e professores do curso de Ciência da Computação da Unisc, dentro do projeto “O Uso de estilos cognitivos e agentes pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem em sistemas tutores inteligentes”, desde 2010 trabalha no desenvolvimento de um jogo computacional para apoio a pessoas com paralisia cerebral.
O trabalho é focado na utilização de um ambiente virtual de aprendizagem, voltado ao auxílio de pessoas com paralisia cerebral, mas que tenham capacidade de aprendizagem. De acordo com estudos realizados pelo grupo, o jogo é capaz de proporcionar uma melhoria dos processos de ensino-aprendizagem às pessoas com essa necessidade porque motiva o interesse de interação dos usuários com o sistema computacional.
Para a orientadora do projeto, professora Rejane Frozza, o jogo computacional beneficiará pessoas com paralisia cerebral através da motivação. “Fazendo com que elas se sintam capazes de realizar atividades, mesmo sem algum tipo de movimento, já que possuem capacidade de raciocínio, elas ficarão motivadas e além de exercer o raciocínio, ainda vão estar aprendendo”, afirma Rejane.
Se para os futuros usuários o jogo reserva boas lições, para quem já participa do projeto como bolsista, ele também significa um bom passo para entrar no mercado de trabalho. “Participar de projetos como este dá base a um maior conhecimento na área, ótima qualificação para meu currículo e possibilita a reflexão com outros olhos, os diferentes usuários que poderão advir à utilização do jogo, bem como conhecer as limitações das pessoas especiais”, diz Jorlei Baierle, bolsista que participa do projeto
A estratégia
O jogo desenvolvido em 3D é baseado na busca de uma analogia entre vagões de trem com espaço em memória para armazenar os dados e seu conjunto de passos a serem executados para a solução de um problema. Para dar essência ao jogo, o jogador será responsável por guiar um trem com vagões, onde este passará por obstáculos e terá de solucionar tais situações em seu percurso, bem como escolher uma rota para seguir e utilizar mantimentos para afastar os animais que tentarão interromper o percurso. O objetivo final do jogo é entregar a maior carga possível de mantimentos na aldeia dos índios e possibilitar ao usuário a abstração de conceito de lógica e raciocínio de forma lúdica e visual. A previsão é o que o jogo esteja concluído em janeiro de 2012, no entanto a utilização do jogo com quem possui paralisia cerebral está prevista para começar em março do mesmo ano.
Por Maiara Halmenschlager
Revisão Jaqueline de Lara Gomes
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