Clarissa Moura
clarissa1@mx2.com.br
De acordo Fabiane Ramos Jungblut, assessora da Coordenação de Pesquisa da Unisc, os programas de bolsas de Iniciação Científica buscam ampliar e dar oportunidade de participação de acadêmicos em projetos de pesquisa, além de proporcionar aos acadêmicos o desenvolvimento de competências e aprendizado de novas técnicas de pesquisa, estimulando uma maior articulação entre os alunos de graduação com os de pós-graduação. A pesquisa contribui para a formação de recursos humanos para atuar em projetos de pesquisa, contribui ainda de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação. O número de bolsista, em relação ao ano passado reduziu. Confira os dados abaixo:
Fabiane comentou que o processo de bolsas de IC (Iniciação Científica) inicia com a Divulgação aos Departamentos e aos Docentes, em seguida as inscrições são abertas aos docentes que tenham projetos de pesquisa registrados na UNISC. Dentre os itens avaliados estão: Projeto de pesquisa; Relatórios de bolsas anteriores; Currículo Pesquisador e o Plano de trabalho proposto para a bolsa. Os Editais são divulgados aos professores e Chefes de Departamento. As inscrições de projetos para os editais de bolsa são realizadas pelos coordenadores dos projetos de pesquisa nas seguintes modalidades:
PUIC/UNISC: Bolsa de Iniciação Científica, com dedicação de até 20 horas/semanais pelo período máximo de 10 meses. O Edital do PUIC geralmente é divulgado em novembro/dezembro, a avaliação dos pedidos é realizada pelo Comitê Assessor de Avaliação. Os projetos contemplados com bolsa são divulgados no CONPPEX (março).
PROBIC e PROBITI/FAPERGS: Bolsa com Recurso da FAPERGS, estes editais são divulgados pela UNISC após a aprovação de quotas pela Fundação de Amparo à Pesquisa. Os docentes encaminham os projetos para PROPPG-UNISC que juntamente com o Comitê de Iniciação Científica promovem a seleção dos projetos para posterior indicação dos bolsistas à FAPERGS. (Bolsa com dedicação de 20 horas/semanais pelo período de 12 meses).
PIBIC e PIBITI/CNPq: Bolsa com Recurso do CNPq, o Edital desta modalidade de bolsa é lançado pela Coordenação de Pesquisa, e podem concorrer a bolsa professores Doutores com Regime de trabalho de 40 hs/semanais. Os professores que tiverem seus projetos aprovados devem realizar a seleção do bolsista e indicar o aluno à PROPPG. (Bolsa com dedicação de 20 horas/semanais pelo período de 12 meses);
Programa de Voluntários na Pesquisa – PUIC Voluntário: Neste programa temos a atuação voluntária de acadêmicos em projetos de pesquisa. Os acadêmicos que participam destas atividades recebem um atestado de participação que contabiliza para o Núcleo Flexível, de acordo com a carga horária de dedicação ao projeto de pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário