segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Asas abertas para pesquisa

 
Um projeto inovador com enfoque cientifico foi o que motivou os alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Arquitetura da Universidade de Santa Cruz em 2004, quando criaram a equipe Kamikase. Pautados pelo desafio de conceber, projetar, construir e fazer voar uma aeronave não tripulada rádio controlada para a competição SAE Brasil AeroDesign.

Douglas Fetter, bolsista do projeto desde 2005 e um dos pioneiros ressalta que: "poder fazer parte de um projeto de pesquisa como esse projeta o aluno para o cenário científico, onde este agrega conhecimento, habilidades de fala, desenvolvimento pessoal e acadêmico. Além do mais, gera aos participantes envolvidos a arte de projetar, desenvolver um produto desde sua concepção aos testes de voo. Além do mais, o projeto de pesquisa e extensão abre portas para o estudo e formação acadêmica complementar”.


Conforme Fabricio Antonio Egert, professor do curso de Engenharia Elétrica e coordenador do projeto de AeroDesign “buscou-se uma integração de disciplinas com uma área especifica – a aeronáutica não presente nos cursos da Unisc”.

Membro da equipe desde 2009, inclusive como piloto, Fabricio relata que este é um projeto de cunho de extensão aberto para todos os cursos da instituição. Além dos bolsista que trabalham especificamente no projeto, a infraestrutura conta com um espaço físico especifico pra aeronave e apoio financeiro da instituição para pesquisa e execução do projeto.

A primeira participação da equipe na SAE Brasil AeroDesign foi em 2006. A competição ocorre normalmente em outubro em São José dos Campos, SP

Por ser uma característica da competição a  aeronave não é tripulada. Com isso, o controle de voo é dado através de um sinal de rádio freqüência que é transmitido por terra pelo piloto por meio de comandos manuais. Numa aplicação prática essa aeronave poderia operar voos de curta duração numa escala comercial com finalidade de transporte de carga já que sua estrutura se baseia em uma menor peso.  

Para as próximas competições está em estudos o trabalho com um motor elétrico em virtude do impacto com o meio ambiente.

Além da apresentação na Semana de Iniciação Científica da UNISC no dia 27/10, na sala 5213, o projeto já teve participação em anos anteriores  inclusive tendo conquistado mensão honrosa.
Para quem se interessar, o projeto encontra-se disponível nesse link. E se alguem estiver de asas abertas para esse desafio, encontra o contato no blog da equipe lá no inicio dessa reportagem.

Reportagem: Dóris Konrad
Revisão: Bruna Travi e Débora Paz




Um comentário: